ortopedia pediátrica

A Aquática Fisioterapia atua em diversas áreas promovendo a saúde e a reabilitação de seus pacientes

Crianças com patologias ortopédicas não devem ser tratados como pequenos adultos. A abordagem fisioterapêutica nesses casos deve ser bem fundamentada e baseada nas características inerentes ao desenvolvimento físico e motor. Como as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento, deve-se levar em conta a existência das epífises de crescimento abertas, que podem ser lesadas se um manuseio exagerado for realizado.

As sessões de Fisioterapia abordam todas as necessidades de cada criança, de acordo com a lesão apresentada. Essas lesões podem ser advindas de mal-formações fetais, alterações no crescimento e / ou desenvolvimento, surgimento de tumores ósseos ou traumas. Em todos os casos, uma avaliação detalhada permitirá uma abordagem individualizada.

Da mesma forma que nas outras áreas de atuação, temos a Fisioterapia Aquática como uma excelente alternativa de tratamento. Muitas vezes as crianças têm dificuldade em freqüentar a Fisioterapia com a regularidade necessária e a Fisioterapia Aquática facilita a integração do paciente com o tratamento. As propriedades da água e a riqueza de estímulos nesse ambiente favorecem a recuperação de movimentos e a aquisição / readequação de padrões de movimento.