notícias

Diversos assuntos sobre a Fisioterapia Aquática e artigos interessantes sobre a área

26
dez

Qual a diferença entre hidroterapia e hidroginástica?

As diferenças são muitas e a única semelhança é que ambas são atividades realizadas em uma piscina.

A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é um tratamento orientado por um fisioterapeuta em uma piscina terapêutica que busca a reabilitação física através de um programa de exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Sendo assim, as sessões são individualizadas, o que favorece uma recuperação precoce e eficaz.

A Hidroterapia trata diversas disfunções: ortopédicas, traumatológicas, neurológicas, reumatológicas, respiratórias, pediátricas, geriátricas, vasculares, doenças que afetam o equilíbrio, condições de pré e pós- operatório, dentre outras, além de atuar também de forma profilática.

A hidroginástica, por sua vez, é uma modalidade de atividade física realizada na água orientada por um professor de educação física e tem como principais objetivos o condicionamento físico do indivíduo sadio, fortalecimento global e socialização através de aulas realizadas em grupo.

É importante salientar que a Hidroterapia e Hidroginástica são duas atividades diferentes. Ambas são saudáveis, mas têm finalidades e procedimentos próprios, e suas práticas são supervisionadas por profissionais com formações distintas.